quinta-feira, 2 de julho de 2009

Historia de Mambai


Historia de Mambai
__________________________________________
Oferecimento:
Ofereço este pequeno trabalho a minha família, e aos amigos que conquistei nesta hospitaleira cidade.

Mambaí - 1994
AUTOR: Antonio de Melo Monteiro
- Tonico -
-
Agradecimentos:
-
Ao Prefeito Municipal Senhor RAIMUNDO PIMENTEL NETO, por ter me dado a oportunidade de realizar este trabalho.
À Câmara Municipal de Vereadores na pessoa do seu Presidente JOSÉ FERREIRA CIRINO, por ter me confiado os arquivos daquela Casa de Leis, para que eu pudesse pesquisar.
-
Este trabalho foi realizado em Março de 1994.Atualizado em Dezembro de 2003 Nova atualização em : Dezembro de 2004
-
DADOS MUNICIPAIS
MAMBAÍ – GOIÁS – BRASIL
LIMITES:
Ao norte com a cidade de POSSE
Ao sul com a cidade de DAMIANÓPOLIS
Ao leste com o Estado da BAHIA
Ao oeste com a cidade de BURITINÓPOLIS
-
Altitude – 708 metros aproximadamente Área do município – 1.052 Kms quadrados. População – 7.010 habitantes (Censo 1990).Área integrante do Nordeste Goiano.Microrregião – VÃO DO PARANÃ
_______________________________________________________
MAMBAÍ - ORIGEM
-
A formação do atual Município de Mambaí, no Estado de Goiás, começou a partir do impulso do desenvolvimento que recebeu o interior do nosso país após a separação da Coroa Portuguesa.
Com a Independência do Brasil, houve um grande surto de desenvolvimento e progresso, revestido de inúmeras realizações nos mais distantes campos da vida pública.
.
Cidades inteiras eram construídas a partir do nada, o Brasil finalmente assumiu seu papel dentro da América Latina.
.
Mambaí beneficiou-se deste processo, conquistando um ponto de destaque dentro do estado.
.
Localizado nos contrafortes da Serra Geral, teve sua origem com a chegada dos pioneiros EDUARDO MOREIRA DOS SANTOS, GUSTAVO OLIMPO, IOIÔ MENDES, JOAQUIM MAROTO entre outros, que fixaram residências às margens de um ribeirão denominado RIACHÃO.
.
Estes elementos constituíram toda a infra-estrutura necessária para que Mambaí pudesse tornar-se uma das grandes esperanças de desenvolvimento e progresso de toda região.
.
A principal atividade dos primeiros moradores da localidade foi a extração do látex da mangabeira, com o passar dos anos, o movimento das tropas que faziam o comércio entre os Estados de Goiás e Bahia foi atraindo mais elementos, não somente dos mais recônditos pontos do Estado de Goiás como também de outras entidades da federação.
.
Muitos migrantes, atraídos pela possibilidade de progresso e desenvolvimento que se avizinhava a olhos vistos na região, ali se fixaram, e mais tarde com e desenvolvimento das primeiras ligações rodoviárias entre a Bahia e Goiás, a localidade alcançou um grau alto de progresso.
.
Entreposto natural, beneficiava-se da interação entre os diversos pontos do território nacional que não se processava.
.
Por força da Resolução de nº 2, do dia 28 de maio de 1958, a Câmara Municipal de Posse elevava o povoado de RIACHÃO a categoria de Distrito, já com a nova denominação de MAMBAÍ, e a mesma Resolução autorizava concessão de autonomia política e administrativa à localidade, a Lei Estadual nº 2.121 de 14 de novembro de 1958 sancionava a medida.
.
Mambaí tornava-se então Município, constituído com termo Judiciário da Comarca de Posse.
Atualmente Mambaí conta com sete povoados, são eles: VERMELHO, BONINA, BARÚ, MACHADO, JAMBREIRO, VILA NOVA, DORES E BURITIS.

0 comentários:

Postar um comentário

 

| Prefeitura Municipal de Mambaí Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados | Bydesign®Clebson Almeida | by Blogger |

Inicio